Sexta -feira santa e Páscoa

Os cristãos devem guardar a sexta feira santa?E celebrar a páscoa?


Não tem como falar de sexta feira da paixão,sem falar de páscoa.Seria o mesmo que falar da morte de Cristo sem a ressurreição .Então para entendermos o porque não há a necessidade de guardar a sexta-feira santa  e porque nós protestantes não fazemos ,vamos entender melhor o que é a páscoa!
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o “Seder“, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A vitória de Jesus que tendo estado morto ao terceiro dia ressuscitou como havia prometido ,vencendo a morte,” Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.”Mateus 28 :6 e religando o homem a Deus,” E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”Marcos 15:38.

Dando novamente o acesso entre Deus e homens que se havia perdido desde a queda de Adão.”Deus enviou seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

Restaurando a comunhão entre o Criador e sua criação,pagando nossa dívida de pecado,”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna” João 3:16.

Abrindo um caminho para a salvação eterna,através Dele,”Eu sou o caminho a verdade e a vida,ninguém vai ao Pai senão por mim”João  14:6. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .

Acontece que antes de ressuscitar e ser assunto aos céus Jesus padeceu até o sacrifício final de ser pregado em uma cruz.

Há uma ordenança na bíblia para os que seguem Jesus de periodicamente relembrar o sacrifício feito por Ele,e isso é feito celebrando a santa ceia “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:19-20

Algumas igrejas quinzenalmente outras,mensalmente, trazem a memória o sacrifício de Jesus,através da celebração da santa ceia.

Além de relembrar o sacrifício do Filho de Deus ,outra prática muito divulgada hoje em dia é a abstenção de carne na sexta feira da paixão.

Entre os cristãos é uma prática muito comum se abster de alimentos do seu dia a dia,mais conhecida como jejum.Prática esta que existe desde antes de Jesus descer à Terra.O próprio Cristo jejuou(“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mateus 4:2”).E após sua assunção aos céus também os cristãos continuaram essa prática.Ou seja a abstinência de alimentos para consagração já é algo praticado durante todo o ano,entre  os seguidores doMestre.

Também na bíblia não encontramos nenhuma ordenança onde se deva guardar a sexta feira da paixão,assim como também as igrejas nada impõem,já que jejum é algo pessoal ,ficando à critério de cada um decidir do que se abster,e quando se abster!!

Espero ter ajudado aqueles que ainda não sabiam ou tinham alguma dúvida a respeito da sexta-feira santa e da páscoa!!

Lembrando sempre que a única fonte e infalível de  verdade é a Palavra de Deus!!!

CELEBREMOS !!

JESUS VIVE!!

Diaconisa:Karoline Abreu Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s